quinta-feira, 10 de maio de 2007

Músicas na net...


Fita cassete, disco de vinil, CD.... essas coisas são tão ultrapassadas quanto o celular que só telefona e a máquina de datilografia. A grande moda no meio musical hoje são so sites ou provedores que possibilitam artistas disponibilizarem o seu trabalho para que todas as pessoas possam ouvir.
Os sites exclusivos da banda, as comunidades do orkut,o purevolume, o site bandasnovas, o tramavirtual, ou o próprio youtube são os principais meios utilizados para a divulgação do trabalho de um artista. As bandas santistas não fogem a regra e também estão na grande rede. O vocalista da banda Rygel, Daniel Felipe, fala que é tão importante disponibilizar as músicas na internet, quanto aparecer em um programa de televisão. Ele afirma que o serviço da rede, hoje em dia, é essencial e serve como uma referência citada principalmente em shows da banda.
Outra banda que se utiliza de sites divulgacionais é a Undersound. O vocalista Rafael Marques, aponta que se não fosse as músicas da banda colocadas no purevolume, o reconhecimento não seria possível. "Gravamos e a primeira ação foi colocar o nosso single no purevolume". O single Quando a chuva passar é uma das músicas mais ouvidas em Santos e nos shows da banda é a mais pedida.
Ainda sem nenhum trabalho gravado, a banda Hafsten sente a dificuldade de divulgação do nome da banda por não poder colocar nada em sites da rede. O baixista Vinicius Bianchi diz que depois de shows da banda, as pessoas vem perguntar qual seria o site e os nomes das músicas para eles procurarem na internet. Sem nenhum trabalho divulgacional a alternativa se torna a comunidade da banda no orkut.
Porém, embora seja um ótimo meio de divulgação, há alguns problemas quando o assunto é pirataria. O promtor de justiça Carlos Assunpção, afirma que são julgados diversos processos de cópia das músicas, ou de registros ilegais. "As ações são sempre inútes, pois uma vez colocada na internet, não tem mais como voltar atrás. O artista divulgou e se não registrou, irá perder o processo", conclui.

Nenhum comentário: